3/08/2010 12:00 am

OAB EM PARCERIA COM A UFMA REALIZA CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS E ADVOCACIA

O Encontro Ibero-Americano ocorre entre os dias 11 a 13 de agosto

A OAB em parceria com UFMA e outras Instituições de Ensino Superior realiza de 11 a 13 de agosto, o Congresso Ibero-Americano de Direitos Humanos e de Advocacia. O evento que integra as comemorações pelo Dia do Advogado (11/08).

Com abertura no Teatro Arthur Azevedo, o Congresso terá como tema da primeira palestra Reflexos sobre os Direitos Humanos e Defesa da Advocacia no Contexto Ibero-Americando, às 19h, feita pela Doutora Maria Ester Martínez Quinteiro, professora titular de História Contemporânea da Universidad de Salamanca (Espanha), Diretora do CEMUSA – Centro de Estudios de La Mujer , Universidad de Salamanca, Coordenadora do Programa de Doutorado Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Assessora do CEB – Centro de Estudios Brasileiros de La Universidad de Salamanca. Às 20h, o encerramento terá um show com a cantora Flávia Bittencourt.

Nos dias seguintes, o local de realização das conferências será o Hotel Rio Poty, onde serão abordados temas como: A Evolução do Sistema de Direitos e a Permanência da Violação dos Direitos Humanos: os desafios da Advocacia na Atualidade, com o conferencista Aquiles Magide. O Subprocurador Geral de Estado e Professor Adjunto IV do Departamento de Direito da UFMA, José Cláudio Pavão Santana, Doutor em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela PUC-SP e Mestre em Direito pela UFPE vai abordar o tema Entre o Pacto Constituinte e o Clamor Social: Direitos e Garantias Processuais na Constituição. Sobre Direito e Pós-Modernidade: novos paradigmas do Judiciário e da Advocacia, o Juiz Federal Ney de Barros Bello Filho, Mestre e Doutor em Direito Constitucional, Professor da UFMA e da UNDB, será o palestrante.

Outros temas e expositores, de destacada atuação no cenário local e nacional, também estarão presente no Congresso Íbero-Americano de Direitos Humanos e de Advocacia, que terá o Presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, como conferencista no encerramento do evento.

As inscrições já podem ser feitas na Divisão Financeira da OAB/MA, com os seguintes valores: até o dia 30/07, profissionais pagarão R$ 100,00 (cem reais) e estudantes, R$ 50,00 (cinqüenta reais). A partir do dia 02/08, será cobrada a taxa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para profissionais e R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para estudantes, no horário das 8h às 18h (não fecha para o almoço).

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: OAB/ASCOM