26/11/2010 12:00 am

O ESTADO DEVE FORNECER MEDICAÇÃO A PORTADOR DE DIABETES E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O ESTADO DEVE FORNECER MEDICAÇÃO A PORTADOR DE DIABETES E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Portador de diabete mellitus recorreu à Secretaria de Estado de Saúde para receber medicação, conforme prescrição médica. Mas a sua solicitação não foi atendida, e ele apelou ao judiciário, por não ter condição financeira de arcar com o pagamento das insulinas e dos materiais necessários para sua aplicação. O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Nonato Neris Ferreira, determinou que o Estado fornecesse os medicamentos.

O Estado recorreu ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) sob alegação de que o dever do Estado é garantir o direito a saúde reconhecido a todos, no sentido de organizar políticas públicas que visem combater ou prevenir a população da propagação de doenças. Com esse ponto de vista, defende ainda, que a saúde consiste, então, em um direito social referente a oferta de condições necessárias a campanhas de vacinação, por exemplo.

A 3ª Câmara Cível do TJMA manteve a decisão de 1º Grau que determinou o fornecimento dos medicamentos. O relator do processo foi o desembargador Lourival Serejo, que também deferiu na mesma sessão o fornecimento do medicamento Indebenoma a uma pessoa com deficiência.
(Da Ascom / TJ-MA)

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/25/o-estado-deve-fornecer-medicacao-a-portador-de-diabetes-e-pessoa-com-deficiencia-138745.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br