5/01/2011 12:00 am

NOVO PARLAMENTO ASSUME NA VENEZUELA E CHÁVEZ TERÁ DE ENFRENTAR A OPOSIÇÃO

NOVO PARLAMENTO ASSUME NA VENEZUELA E CHÁVEZ TERÁ DE ENFRENTAR A OPOSIÇÃO

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os 165 parlamentares da Assembleia Nacional da Venezuela eleitos e reeleitos, em setembro de 2010, assumem hoje (5) as funções para mandatos que vão até 2016. Pela primeira vez nos últimos anos, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, poderá enfrentar uma forte oposição. Do total dos parlamentares, pelo menos 67 prometem fazer oposição a Chávez. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, Telam.

Na sua coluna publicada no último domingo (2), Chávez reconheceu que o cenário político na Venezuela será tenso. “Vai haver uma das batalhas políticas mais importantes de 2011”, disse ele. “A responsabilidade histórica de cada um dos nossos legisladores e parlamentares é grande”, ressaltou. “Temos de limpar todos os obstáculos para o pleno exercício legislativo.”

A composição do novo Parlamento unicameral está da seguinte forma: 98 parlamentares integram a frente pró-governo – que é formada pelos Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e Partido Comunista (PC) – , enquanto 67 são de oposição, formada pelo Movimento Unidade Democrática (MUD) e Pátria para Todos (PPT).

A previsão é que em 2012 ocorram eleições presidenciais na Venezuela e o atual presidente quer tentar a reeleição.

Em setembro, cerca de 17,7 milhões de eleitores foram às urnas. As eleições venezuelanas ocorreram no momento em que a economia do país passava por dificuldades. Às vésperas das eleições houve apagões de energia em várias cidades da Venezuela, obrigando o governo a estabelecer medidas públicas de contenção. Também havia carência de vários produtos nas prateleiras dos mercados.

Edição: Juliana Andrade

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_5

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br