7/11/2012 12:00 am

NOTA APRUMA: Os interventores da reitoria no COLUN/UFMA atacam a Sociologia

NOTA APRUMA: Os interventores da reitoria no COLUN/UFMA atacam a Sociologia

Escrito por Apruma.Jornalismo

A exemplo de regimes de exceção chefiados por militares autoritários, a Direção Interventora imposta no COLUN pelos caprichos da reitoria da UFMA atacou novamente.

Desta vez, agindo como verdadeiros golpistas imitaram o que os militares fizeram nos anos de chumbo em todo o país, atacaram a estrutura acadêmica do CAP da UFMA. Retiraram a disciplina de Sociologia da 3ª série do ensino médio, ministrada pelo professor Bartolomeu Mendonça, que também é Diretor Administrativo Financeiro da APRUMA-SS do ANDES-SN.

Os interventores da reitoria no COLUN, em ato de expor o professor a constrangimentos, resolveram informar às quatro turmas da 3ª série que o professor não mais ministraria suas aulas, sem antes comunicá-lo, o que criou uma situação embaraçosa e constrangedora com seus alunos em sala em nos corredores. Motivo, o professor havia solicitado via requerimento que sua disciplina fosse incluída no sistema de notas daquele Colégio de Aplicação, a resposta formal dizia para o professor que este deveria informar sua “situação letiva” ao coordenador da sua área e “redistribuição de carga horária” (MEMO. Nº 73/2012 COLUN/UFMA).

A atitude descabida dos golpistas desconsiderou uma luta histórica dos profissionais da Sociologia em todo território nacional que garantiu por pareceres e leis da república a obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia para todas as séries do Ensino Médio.

 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parecer 15/98 do Conselho Nacional de Educação, estabelecem que os conceitos, procedimentos e atitudes provenientes da Geografia, História, Filosofia e da Sociologia devem constituir a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A lei 11.684 de 2 de junho de 2008, que “Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio”, determina que

Art. 1o  O art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

 

Art. 36.

   ……………………………………………………………

 

IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.Os regimes autoritários golpistas de quaisquer proporções acham que podem tudo e estão acima de todas as coisas, inclusive da le

  Mas por que essa atitude somente com a Sociologia, ministrada pelo professor sindicalista? Por que não dispensaram o mesmo tratamento à Filosofia, que é objeto do mesmo expediente legal? Seria perseguição? Retaliação? Assédio Moral?

A APRUMA – SS exige respeito a todos os docentes desta IFES, que a Reitoria da UFMA seja responsabilizada por esse ato de perseguição e constrangimento do professor, realizado pelos interventores na Gestão do COLUN/UFMA.

Diretoria da APRUMA

http://www.apruma.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=823:nota-apruma-os-interventores-da-reitoria-no-colunufma-atacam-a-sociologia&catid=46:apruma-informa

 

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br