20/04/2011 12:00 am

NIGERIANOS FOGEM DA VIOLÊNCIA PÓS-ELEITORAL

 Milhares de habitantes do Norte da Nigéria começaram ontem a abandonar as suas casas e procurar refúgio noutras localidades, numa fuga da violência dos apoiantes do candidato derrotado nas eleições presidenciais do fim-de-semana, Muhammadu Buhari – que entretanto lamentou os incidentes sem se pronunciar sobre o resultado da votação.

Segundo a Cruz Vermelha, dezenas de pessoas morreram e centenas foram feridas em motins no Norte do país. A organização apontou o dedo aos apoiantes de Buhari, que disse terem saqueado casas, lojas, igrejas e mesquitas, incendiado edifícios e automóveis e atacado homens, mulheres e crianças.

A CNN estimava que 17 mil pessoas estivessem em fuga nos 13 estados do Norte que viveram motins após a confirmação da vitória de Goodluck Jonathan, o Presidente em exercício que alcançou a maioria logo à primeira volta. Numa curta reacção, o seu adversário Muhammadu Buhari declarou: que “Aa violência não foi iniciada pelos meus apoiantes nem pode ser atribuída ao meu partido”.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/nigerianos-fogem-da-violencia-poseleitoral_1490547

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br