18/04/2011 12:00 am

NIGÉRIA FORTEMENTE DIVIDIDA ENTRE O NORTE MUÇULMANO E SUL CRISTÃO

Os resultados parciais das eleições presidenciais de sábado na Nigéria mostram uma clara divisão entre o Norte muçulmano, que votou em Muhammadu Buhari, e o Sul cristão, apoiante do Presidente incumbente Goodluck Jonathan.

É provável que devido à proximidade de resultados Jonathan, apontado apesar de tudo como à frente na contagem, venha a disputar uma segunda volta com Buhari. 

Contados oito estados, incluindo Abuja, a capital, e Lagos, a principal cidade do país, os resultados parciais davam a Jonathan uma liderança, com seis milhões de votos, e Buhari com dois milhões, avançou a Reuters. Mas seis destes estados estão no Sul, mais favorável a Jonathan. 

Os resultados completos dos 36 estados nigerianos poderão levar ao todo 48 horas a apurar. Mas Buhari, que entre 1984 e 1985 governou o país com mão-de-ferro numa ditadura militar e que pela terceira vez está a tentar chegar à presidência, estava a conseguir bons resultados no Norte, segundo a imprensa local com base nas primeiras contagens. 

Estas foram as primeiras presidenciais desde 1999 consideradas livres e transparentes e a afluência às urnas foi mais elevada do que o costume. “Há uma boa e uma má notícia nestas presidenciais. A boa é que contamos votos reais e que as pessoas estão interessadas. A má é que o país está gravemente dividido entre o Norte e o Sul”, comentou à AFP Chidi Odinkalu, da ONG Open Society Justice Initiative.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/nigeria-fortemente-dividida-entre-o-norte-muculmano-e-sul-cristao_1490188

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br