NEGOCIAÇÕES DA VALE COM STEELWORKERS INTERROMPIDAS EM VOISEY’S BAY
Voisey’s Bay é uma das localidades do Canadá (juntamente com Port Colborne e Sudbury) onde o conflito com Vale levou a quase um ano de greve. Veja aqui mais uma explicação dos motivos da greve, escrita também pelos líderes de Voisey’s Bay. A diferença das outras duas localidades, porém, nessa última não serão aplicados os acordos fruto da negociação entre o sindicato United Steelworkers Local 9508 e a Vale. As negociações em Voisey’s Bay foram interrompidas no dia 20 de Julho de 2010.
“Esta empresa não parece séria com relação a fazer um acordo”, disse Boyd Bussey, representante dos funcionários do United Steelworkers. “A Vale está oferecendo um sistema de bônus menor do que o concedido ao sindicato Local 6500 de Sudbury, há apenas duas semanas.”
“O sistema de bônus proposto é inaceitável. É inteiramente baseado em incentivos ao invés do atual com base unicamente no preço médio real do níquel ou na lucratividade da empresa. O bônus oferecido em Sudbury tem um componente de níquel bem como componentes mundiais de lucratividade da empresa “, disse Bussey.
“A empresa também se recusou a discutir outras questões pendentes na mesa de negociações até que o sindicato concorde com o novo sistema de bônus”, enfatizou Bussey.
“Precisamos ver um grande esforço por parte da Vale, caso as negociações sejam bem-sucedidas.”
Fonte: secretaria geral da CUTVALE e USW