19/11/2010 12:00 am

NATO VAI "LANÇAR UMA NOVA FASE" DA SUA MISSÃO NO AFEGANISTÃO

NATO VAI “LANÇAR UMA NOVA FASE” DA SUA MISSÃO NO AFEGANISTÃO

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, afirmou hoje, sexta-feira, que a Aliança Atlântica espera que as forças afegãs assumam a responsabilidade pelo controlo de todo o território do Afeganistão no fim de 2014, segundo o Jornal de Notícias.

No final de um encontro com o primeiro-ministro português, José Sócrates, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, Anders Fogh Rasmussen referiu que a NATO vai «lançar uma nova fase» da sua missão no Afeganistão.

«Vamos anunciar que a transição para a responsabilidade afegã está prestes a começar em 2011. Esperamos que este processo esteja completo no fim de 2014, para que as forças de segurança afegãs possam assumir a responsabilidade em todo o território do Afeganistão», acrescentou o secretário-geral da NATO.

Na sua intervenção perante a comunicação social, Rasmussen afirmou também que a NATO vai “entrar numa nova fase de cooperação com a Rússia».

«Espero que decidamos começar uma cooperação na defesa anti-míssil. Essa será uma decisão que trará grandes perspetivas, que poderá criar uma arquitetura de segurança europeia comum, um teto de segurança comum?, acrescentou.

«Vamos lançar a nova NATO»

O secretário-geral da NATO elogiou a preparação por parte de Portugal da Cimeira que hoje se inicia em Lisboa, considerando que “vai ser uma das mais importantes cimeiras na história da nossa Aliança”.

«Nesta Cimeira em Lisboa vamos lançar a nova NATO, a nova versão 3.0, uma Aliança adaptada aos desafios de segurança do século XXI», disse.

De acordo com Rasmussen, a NATO vai tornar-se mais eficiente: «Vamos racionalizar as nossas estruturas, fazer poupanças, para fazer uma utilização mais eficaz do dinheiro dos contribuintes». 

SAPO com Jornal de Notícias

FONTE: http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1107263.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br