4/11/2010 12:00 am

NASA ADIA VOO DA DISCOVERY PELA 4ª VEZ E MARCA LANÇAMENTO PARA SEXTA

NASA ADIA VOO DA DISCOVERY PELA 4ª VEZ E MARCA LANÇAMENTO PARA SEXTA

Condição climática motivou decisão da equipe responsável pela missão.
Nave levará seis astronautas e um robo humanoide até a ISS.

Do G1, em São Paulo

A equipe responsável pela missão STS-133, a última do ônibus espacial Discovery, decidiu adiar mais uma vez a viagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo informou a agência espacial norte-americana (Nasa). Condições climáticas impediram o lançamento previsto para a tarde desta quinta-feira (4). Uma nova data já foi fixada mais uma vez: sexta-feira (5), às 15h04 no horário local (17h04 em Brasília).

Engenheiros da Nasa discutiram um problema com um dos controladores dos motores principais da nave durante toda a tarde da quarta-feira. O dispositivo havia apresentado uma única falha durante testes finais realizados na segunda-feira (1). Após a reunião, o lançamento havia sido liberado, mas a agência espacial norte-americana decidiu, na manhã desta quinta, prolongar por mais 24 horas a operação, já que o clima no Centro Espacial Kennedy não favorecia o voo.

A equipe da Nasa irá avaliar as condições climáticas nesta sexta-feira novamente, às 5 horas (7 horas da manhã em Brasília), para dar o aval definitivo para a decolagem.

O Discovery será lançado ao espaço para uma missão de 11 dias, levando seis astronautas e um robo humanoide à ISS, posto orbital que completou uma década hospedando tripulantes, todos os dias, na última terça-feira (2).

Será o fim do uso do ônibus espacial, detentor do recorde para a categoria de permanência no espaço – quase 1 ano, somadas todas as viagens. Até o primeiro semestre de 2011, todo o programa de ônibus espaciais da Nasa será aposentado, com as missões finais de outros dois veículos.

FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/11/nasa-adia-voo-da-discovery-pela-4-vez-e-marca-lancamento-para-sexta.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br