17/11/2010 12:00 am

NAMÍBIA PROPÕE A ANGOLA ELEVAR O NÍVEL DAS RELAÇÕES

NAMÍBIA PROPÕE A ANGOLA ELEVAR O NÍVEL DAS RELAÇÕES

A Namíbia manifestou interesse em colocar as relações económicas com Angola um nível mais alto e propõe a troca de investimentos, segurança alimentar e a educação como sectores que podem ser explorados ao nível bilateral nos próximos tempos, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Utoni Nujoma.
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem do seu homólogo Hefykepunye Pohamba, uma mensagem escrita. O portador foi o chefe da diplomacia namibiana, Utoni Nujoma, recebido ontem, em Luanda, em audiência pelo Chefe de Estado, no Palácio da Cidade Alta.
Utoni Nujoma disse à imprensa no final da audiência que transmitiu igualmente as felicitações ao Presidente da República e aos angolanos pelo 35º aniversário da Independência Nacional.
O diplomata namibiano expressou os votos de agradecimento do Governo daquele país vizinho pelos esforços que Angola emprestou durante a “difícil luta pela independência”.
Os dois países “precisam de olhar para a frente” e perspectivar como aumentar as relações políticas bilaterais, estabelecidas desde a independência da Namíbia, em 1991:  “gostávamos de colocar as nossas relações económicas bilaterais a um nível mais alto e discutir sobre a troca de investimentos”, disse Utoni Nujoma.  No encontro com o Presidente da República, Utoni Nujoma disse que recebeu garantias de apoio nas trocas comerciais e para o incremento do investimento privado, particularmente o que envolve jovens e mulheres empreendedores que procuram projectos onde possam cooperar.
O ministro namibiano realçou a reconstrução do país como sinal de progresso nos últimos anos. O diplomata namibiano lembrou que quando esteve no país há sete anos a imagem era outra. Utoni Nujoma, que viveu exilado em Angola no período de luta pela independência da Namíbia, considera que os povos dos dois países precisam de ver os benefícios da independência através da erradicação da pobreza e uma qualidade de vida melhor. 
Angola e a Namíbia fizeram progressos em matéria de segurança alimentar, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Em matéria de cooperação no domínio da educação, a Namíbia quer enviar estudantes para Angola, sobretudo para aprenderem a língua portuguesa, disse Utoni Nujoma. 
A Namíbia acolhe muitos estudantes angolanos. O diplomata manifestou  a necessidade de reactivação da Associação de Amizade entre os dois países  no sentido de defender os  interesses dos estudantes.

FONTE: http://jornaldeangola.sapo.ao/20/0/namibia_propoe_a_angola_elevar_o_nivel_das_relacoes

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br