16/12/2010 12:00 am

MUNICÍPIOS DO MARANHÃO SÃO CAPACITADOS COM SELO DA UNICEF

MUNICÍPIOS DO MARANHÃO SÃO CAPACITADOS COM SELO DA UNICEF

A nova rodada de capacitação do “Selo Unicef-Município Aprovado”, edição 2009-2102 chegou a São Luís. O encontro aconteceu segunda e terça-feira, no Hotel Holyday Inn, no bairro do São Francisco. Ele encerra a etapa que começou em Porto Franco e passou por São João dos Patos, Bacabal, Codó e Pinheiro. Ao todo, estão sendo envolvidos cerca de 300 representantes dos 154 municípios maranhenses participantes da iniciativa.

O Selo Unicef é uma iniciativa que visa articular o poder público, com foco no municipal, e a sociedade civil. O objetivo é melhorar os indicadores sociais relativos a crianças e adolescentes. O ponto de partida é a adesão assinada pelo prefeito ou prefeita. A partir daí, o município inicia um amplo processo de mobilização, de desenvolvimento de capacidade técnica, além de monitoramento de indicadores sociais. Tudo isso para conhecer melhor a situação da infância e adolescência, fortalecer as políticas públicas locais e avançar na garantia dos direitos de cada criança e adolescente.

Raimundo Palhano, coordenador do projeto de parceria do Selo Unicef no Maranhão, diz que todas as avaliações da situação dos municípios partem dos “Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio”, formulados pela ONU. O governo do Brasil firmou ocompromisso em 2000, juntamente com outros 188 países, de alcançar esses objetivos até 2015.

A ideia nasceu no Ceará em 1999. Depois, ampliou-se para todo o Semiárido e, em 2009, chegou à Amazônia Legal Brasileira. Neste momento, 1.800 municípios e 19 estados participam do Selo Unicef Município. Por uma questão geográfica, o Maranhão é o único estado a inserir-se nas duas plataformas, Semiárido e Amazônia Legal.

Fonte : O Imparcial

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/municipios-do-maranhao-sao-capacitados-com-selo-da-unicef-8591.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br