27/07/2010 12:00 am

MST REALIZA SEMINÁRIO DO ARROZ ECOLÓGICO NO RS

MST REALIZA SEMINÁRIO DO ARROZ ECOLÓGICO NO RS

Bianca Costa
Da Página do MST

Discutir os benefícios da produção de arroz ecológico é um dos temas do IX Seminário do Arroz Ecológico, que começa hoje, em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. O encontro é organizado pelas Cooperativas de Assentados pela Reforma Agrária, que trabalham com arroz ecológico na região metropolitana de Porto Alegre, pelo Grupo Gestor do Arroz Ecológico da região e pelo MST. O Encontro acontece nos dias 27 e 28 de julho.

Os agricultores vão discutir, entre outros temas, a conjuntura agrícola, políticas para o setor e a atual economia. Também serão debatidas questões como o Código Florestal e a outorga da água. No dia 28 de julho, os assentados irão discutir sobre objetivos específicos do Grupo Gestor do Arroz Ecológico e o planejamento para a safra 2010/2011. As famílias assentadas produzem o cereal sem uso de agrotóxicos ou venenos há 11 anos.

Safra anterior 2009 / 2010

Na safra 2009/2010, oito assentamentos de seis cidades da região metropolitana de Porto Alegre colheram 180 mil sacas do arroz. Ao todo, foram plantados mais de 2 mil hectares de arroz e 4 mil hectares estão em processo de certificação. O cereal produzido pelos pequenos agricultores também é certificado pelo Instituto de Mercado Ecológico (IMO), uma organização internacional que atesta a produção sustentável. Dessa forma, o arroz ecológico dos assentamentos pode ser comercializado no exterior. A estimativa para a safra de 2011 é de um crescimento de 30% no número de famílias produtoras.

 

FONTE: http://www.mst.org.br/node/10320

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br