18/05/2010 12:00 am

MST OCUPA FAZENDA DE ARTICULADOR DO GOLPE DE 64

MST OCUPA FAZENDA DE ARTICULADOR DO GOLPE DE 64Cerca de 100 famílias do MST ocuparam a Fazenda Sítio, no município de Bocaiúva, norte de Minas Gerais. Esta fazenda foi presenteada pela família Matarazzo ao Sr. José Maria Alckmin, um dos principais articuladores do Golpe Militar de 1964, que ocupou a vice-presidência do Brasil do primeiro governo golpista do então General Castelo Branco.
________________________________________
Na madrugada do dia 16 de maio cerca de 100 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST ocuparam a denominada Fazenda Sítio, no município de Bocaiúva – norte de Minas Gerais. Latifúndio este, que se confunde com a história de exploração do povo brasileiro, pois abrigou um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar da região e traz em si as marcas da escravidão. Esta fazenda foi presenteada pela família Matarazzo ao Sr. José Maria Alckmin, um dos principais articuladores do Golpe Militar de 1964, que ocupou a vice-presidência do Brasil do primeiro governo golpista do então General Castelo Branco. Foi também representante do país no Fundo Monetário Internacional (FMI) no auge do endividamento externo brasileiro. A fazenda foi o berço da Agroindustrial Jequitaí, que posteriormente tornou-se a Usina de Açúcar Malvinas e que utilizou inúmeros trabalhadores em regime de escravidão, dando continuidade em nosso tempo à exploração do passado. Hoje, sob domínio de Luciano Alckmin, filho do ex-vice-presidente golpista, a fazenda encontra-se totalmente abandonada, não cumprindo, como nunca cumpriu nenhuma função social.
O MST reivindica:
– A desapropriação imediata desta fazenda e de todas as que mancharam a história deste país com a escravidão;
– O assentamento de todas as famílias acampadas no Estado de Minas Gerais;
– Assistência Técnica e liberação dos créditos para todas as famílias assentadas.
Reafirmamos a necessidade da construção de um Projeto Popular para o campo brasileiro, garantindo a Reforma Agrária, produção de alimentos para o nosso povo, geração de empregos e desenvolvimento.
REFORMA AGRÁRIA: POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR
Contatos: (38) 9819-2467

FONTE: http://www.cptnacional.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=215:-mst-ocupa-fazenda-de-articulador-do-golpe-de-64-&catid=14:acoes-dos-movimentos&Itemid=54

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br