11/11/2011 12:00 am

Movimentos sociais fazem protesto às 11h11 pelo mundo

Movimentos sociais fazem protesto às 11h11 pelo mundo

DA AGÊNCIA BRASIL

Em nome dos indignados, movimentos sociais, entidades civis e cidadãos em vários países programaram para esta sexta-feira dezenas de manifestações e ocupações. Os protestos foram organizados com a ajuda das redes sociais, como o Facebook e o Twitter, com o lema “Ocupem as ruas, ocupem o mundo às 11:11:11 do dia 11/11/11”.

O chamado do protesto global foi liderado pelos movimentos sociais Democracia Real Já, da Espanhal; Anonymous, que envolve várias nações; e o norte-americano “Ocupe Wall Street”.

No caso de Portugal, os manifestantes enviaram cartas para as autoridades criticando as dotações previstas no Orçamento Geral do Estado para 2012 e os projetos de privatização em estudo.

O Anonymous, um dos grupos que participam do protesto, é suspeito de ser o responsável por vários ataques cibernéticos nos últimos meses, incluindo sites como os das empresas Visa e Mastercard.

O movimento que se autodenomina Ocupação do Youtube 11:11 avisou que pretende publicar uma série de vídeos de protesto associados com as manifestações.

Em Londres, está convocada a chamada Noite das Mil Máscaras Anonymous, que ocorrerá em frente à catedral de Saint. Paul — área ocupada há semanas por ativistas.

Em Barcelona, na Espanha, o local de concentração é a praça do Rei, onde haverá uma manifestação insinuando uma meditação. A ideia é protestar contra as eleições de 20 de novembro.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1005127-movimentos-sociais-fazem-protesto-as-11h11-pelo-mundo.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br