9/09/2010 12:00 am

MOVIMENTOS SOCIAIS DE CANAÃ/PA CONVOCAM SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS

MOVIMENTOS SOCIAIS DE CANAÃ/PA CONVOCAM SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS

Pela primeira vez em nível regional, os movimentos sociais da região de Canaã dos Carajás encontram-se para debater o impacto da mineração da Vale em seus novos projetos Sossego, Niquel do Vermelho, Cristalino e Serra Sul).
Vejam a seguir uma breve análise da situação e a convocatória.

“Este ano completaram seis anos que Vale exportou as primeiras toneladas de concentrado de cobre do minério extraído da mina do Sossego, neste município, Canaã dos Carajás.
Neste período observa-se o crescimento das cavas do Sequerinho e do Sossêgo, do aumento das serras de material estéril, do aumento de rejeitos tóxicos acumulados nas barragens, do aumento das áreas ocupadas por linhas de transmissão e dos transtornos causados para as populações.
Observa-se também o aumento de morte de animais, o número de casas rachadas pela trepidação causada pela detonação de dinamites, poluição das águas, ruídos, rebaixamento do lençol freático, isolamento de agricultores e das vilas.

Com o projeto Sossêgo, Níquel do Vermelho, 118, e agora o Cristalino e Serra sul, a Vale está se apropriando da maioria das áreas agricultáveis do município, e os agricultores estão sendo expulso de suas localidades.
O resultado de tudo isto é a queda da produção de alimentos, o inchaço da cidade, aumento da pobreza, da prostituição, da criminalidade, do tráfico de drogas, e por outro lado o lucro da Vale aumenta a cada ano.

Por tudo isto estamos promovendo este encontro para juntarmos todos que se sintam atingidos e que possam vir a ser atingidos pela mineração, para juntos lutarmos por melhores condições de vida, e por dignidade”.  

PROGRAMAÇÃO

Dia 11.09.10
Manhã
09h  – Abertura: STTR de Canaã dos Carajás
Mística
09h30min – Análise de conjuntura sobre a mineração no sudeste paraense CPT/CEPASP/MST
10h30min – Depoimento dos(as) atingidos(as) de Canaã.
11h30min – Depoimentos de atingidos(as) de outras localidades.
12h30min – Almoço
14h –  Considerações a serem feitas por representantes do: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, IBAMA e Instituto Chico Mendes.
15h – Debate
16h  – Encaminhamentos.

Data: 11 de setembro de 2010
Local: Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.
Hora: Inicio às 9h
Promoção: STTR de Canaã dos Carajás e Associações de Agricultores.
Apoio: CEPASP, CPT, MST, EMATER, FETAGRI, Copserviços, Campanha Justiça nos Trilhos e Movimento Debate e Ação

FONTE: http://www.justicanostrilhos.org/nota/519

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br