25/06/2012 12:00 am

Movimentos brasileiros fazem ato contra o golpe no Paraguai

Movimentos brasileiros fazem ato contra o golpe no Paraguai

 

Os movimentos sociais brasileiros realizam, nesta segunda-feira (25), um ato púbico em solidariedade ao povo paraguaio e pela democracia no país vizinho, que teve seu presidente destituído em um processo relâmpago de impeachment, no qual o direito à defesa não foi assegurado.

A manifestação, convocada por estudantes, centrais sindicais e entidades da sociedade civil, acontece às 14h, em frente ao Consulado do Paraguai, na Rua Bandeira Paulista, 600, no Itaim Bibi, em São Paulo.

 

Na sexta-feira passada (22), o parlamento paraguaio cassou o mandato do presidente Fernando Lugo, em um processo que durou menos de 36 horas, fato que tem levado a comunidade internacional e os próprios paraguaios a classificarem a ação como um verdadeiro golpe de Estado.

 

“Depois de 35 anos de ditadura e mais 19 anos de transição, sob o comando de um mesmo partido, o governo de Fernando Lugo representava a alternância de poder no Paraguai. Era um governo progressista que estava florescendo depois de tanto tempo, junto com a democracia que estávamos começando a sentir, e isso foi cortado com este golpe”, diz o paraguaio Leo Ramirez, que vive no Brasil há oito anos.

 

Membro de Associação de Integração Paraguai-Brasil Japayke, Ramirez destaca que já foi criada uma frente de resistência ao golpe, em Assunção, que se concentra em frente à TV Pública local. A ideia é reverberar este movimento no Brasil, a partir da manifestação de hoje.

 

“Lugo é o presidente eleito pelo povo. Não estamos nem avaliando se esses três anos de governo dele foram bons, mas o fato é que a democracia foi rompida. Esse processo todo é uma burla à Constituição do país e ao direito internacional. Isso não beneficia o povo. Por isso convocamos os brasileiros para também se manifestarem contra este golpe num país vizinho”, disse Ramirez.

 

Serviço

Ato pela democracia no Paraguai

Data: dia 25 de junho

Horário: 14 horas

Local: Em frente Consulado do Paraguai

Endereço: Rua Bandeira Paulista, nº 600

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=186746&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br