17/11/2011 12:00 am

Movimento "Ocupe Wall Street" planeja grande marcha em NY

Movimento “Ocupe Wall Street” planeja grande marcha em NY

DA REUTERS, EM NOVA YORK

Manifestantes do movimento “Ocupe Wall Street” pretendem se reagrupar nesta quinta-feira em uma passeata até a Bolsa de Valores de Nova York para demonstrar que sua luta contra a desigualdade econômica nos Estados Unidos continua de pé.

O protesto vem em resposta às ações das forças de segurança locais que os expulsaram de um parque nas imediações, onde haviam acampado.

A maioria dos protestos do movimento na cidade, iniciado há dois meses, reuniu apenas centenas de pessoas, mas os organizadores esperam atrair milhares em Wall Street nesta manhã para tentar impedir que os trabalhadores cheguem a seus escritórios no centro financeira dos EUA.

Esse será um teste para o “Ocupe Wall Street” e os movimentos que inspirou pelo mundo, depois que a polícia expulsou dezenas de acampados no parque Zuccotti, em Manhattan.

Policiais com capacetes e portando escudos expulsaram manifestantes do movimento, na madrugada de terça-feira, de um parque no distrito financeiro de Nova York, onde estavam acampados há quase dois meses.

Autoridades declararam que a ocupação no parque Zuccotti –que se tornou um mar de barracas, lonas e placas de protesto com centenas de manifestantes dormindo no local– era uma ameaça à saúde e à segurança.

O prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg, defendeu a medida para expulsar os manifestantes e destruir sua cidade de barracas.

“Infelizmente, o parque estava se tornando um lugar onde muitas pessoas vieram não para protestar, mas para infringir leis, e em alguns casos, prejudicar os outros. Houve relatos de empresas ameaçadas e reclamações sobre o barulho e as condições sanitárias precárias que têm afetado gravemente a qualidade de vida dos moradores e dos comerciantes nesse bairro próspero”, disse Bloomberg em comunicado.

Os manifestantes montaram o acampamento no parque Zuccotti em 17 de setembro para protestar contra o sistema financeiro que, segundo eles, beneficia as corporações e os ricos. O movimento tem inspirado protestos semelhantes contra a desigualdade econômica em outras cidades, e em alguns casos resultaram em violentos confrontos com a polícia.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1007840-movimento-ocupe-wall-street-planeja-grande-marcha-em-ny.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br