19/12/2011 12:00 am

Movimento "Ocupe Londres" está prestes a acabar, diz jornal

Movimento “Ocupe Londres” está prestes a acabar, diz jornal

DE SÃO PAULO

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O movimento “Ocupe Londres”, inspirado por protestos contra o sistema financeiro iniciados na cidade americana de Nova York, está chegando a seu fim, de acordo com informações do jornal britânico “The Independent” publicadas nesta segunda-feira.

Segundo o veículo, os participantes do acampamento montado em frente à catedral Saint Paul, na capital inglesa, em troca de permanecerem em menor escala fora da catedral e terem uma “tenda simbólica” no local.
Cerca de 200 barracas foram montadas perto da catedral em outubro, depois que manifestantes foram impedidos de chegar até a Bolsa de Valores de Londres durante um protesto. Os ativistas se inspiraram no movimento “Occupy Wall Street” (“Ocupe Wall Street”), que teve início em Nova York e foi desmantelado pela polícia local em novembro.

O fim de uma saga que polarizou a Igreja da Inglaterra, e viu as centenas de campanha contra a ganância corporativa, começou na noite passada, quando manifestantes começaram a debater a questão.

A forma e o prazo para a retirada dos manifestantes ainda não foram definidos, mas devem ser discutidos em uma reunião programada com representantes da catedral para acontecer nesta semana. Segundo uma fonte citada pelo “Independent”, há, contudo, um “consenso generalizado” de que o movimento deve acabar.

A notícia chega em um momento em que a Alta Corte britânica ordenou o início da expulsão nesta segunda-feira de 150 manifestantes que continuam acampados, mas os participantes acreditam que uma retirada negociada mostrará a boa vontade de um movimento com que muitos se identificam.

Um acordo permitiria que a Igreja preservasse sua imagem depois de uma crise que culminou no fechamento da catedral em anos e na demissão do reitor e cânone, Giles Fraser. Ao mesmo tempo, isso permitiria aos manifestantes a reivindicação de uma vitória moral no combate ao sistema financeiro londrino.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1023425-movimento-ocupe-londres-esta-prestes-a-acabar-diz-jornal.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br