30/11/2011 12:00 am

Movimento "Occupy" deve tomar portos nos EUA no próximo dia 12

Movimento “Occupy” deve tomar portos nos EUA no próximo dia 12

DA FRANCE PRESSE, EM LOS ANGELES

O movimento anti-Wall Street convocou um bloqueio coordenado dos portos da costa oeste dos Estados Unidos no mês que vem, por meio de um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Em um anúncio que chega horas depois de os manifestantes anti-Wall Street terem sido expulsos de seu acampamento de dois meses em Los Angeles, os membros do grupo de Oakland (na Califórnia) disseram que responderão ante “o ataque nacionalmente coordenado contra o movimento Ocupe Wall Street”.

O “Occupy Oakland, que protagonizou no mês passado a tomada de um importante porto, disse que protestos irmãos de Portland (Oregon), Tacoma e Seattle (Estado de Washington) e Los Angeles (Califórnia) confirmaram seu apoio ao bloqueio, planejado para 12 de dezembro.

“Outros ‘indignados’ da costa oeste, entre eles os de Anchorage (Alasca) e Vancouver (Canadá) planejam unir-se ao bloqueio (portuário)”, afirmou o texto.

As manifestações contra as desigualdades econômicas tomarão os portos para protestar contra corporações como Bunge, uma transnacional “que devastou economicamente povos como Argentina e Brasil”, afirmou Barucha Peller, do movimento de Oakland.

“Em 12 de dezembro demonstraremos que somos um poder coletivo”, completou.

A Bunge, com presença em Brasil, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos, lidera o mercado de grãos na Argentina, onde é o maior exportador de tribo, o segundo de milho e um dos mais importantes exportadores de soja.

Os protestos começaram em setembro em Nova York e se ampliaram por todo o país.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1014739-movimento-occupy-deve-tomar-portos-nos-eua-no-proximo-dia-12.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br