26/11/2010 12:00 am

MOSTRA COMPETITIVA REÚNE TRABALHOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE NOVE ESTADOS

MOSTRA COMPETITIVA REÚNE TRABALHOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE NOVE ESTADOS

Entre os dias 24 e 26 de novembro, Brasília (DF) vai sediar a 10ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), maior evento da vigilância em saúde do País. Nesta quinta-feira (25), serão apresentados 21 trabalhos dentro do tema, representando nove estados brasileiros. Os trabalhos concorrem a prêmio de R$ 30 mil. Cerca de 2,5 mil pessoas são esperadas no evento.

Os trabalhos são de São Paulo (9), Bahia (2), Minas Gerais (2), Alagoas (2), Paraíba (1), Ceará (1), Tocantins (1), Paraná (1), Santa Catarina (1) e Distrito Federal (1), e tratam de organização de respostas rápidas em emergências epidemiológicas, aprimoramento de sistemas de informação e análise de dados epidemiológicos, além de inovações na gestão da vigilância em saúde.

Em 2010, o número de inscritos na mostra competitiva bateu recorde. Foram 424 trabalhos registrados, contra 361 no ano passado e 364 em 2008. Do total de inscritos, 51 foram selecionados para apresentação. Além dos 21 que se apresentam oralmente e concorrem ao prêmio de R$ 30 mil, outros 30 trabalhos serão apresentados sob a forma de pôster e receberão certificado.

O valor do prêmio será transferido para o município ou estado vencedor por meio do Piso Financeiro de Vigilância e Promoção em Saúde, que é repassado pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios três vezes ao ano. Ao todo, os recursos somam 921,6 milhões por ano, para todo País.

Para a mostra competitiva, a novidade desta edição fica por conta da nova categoria: Inovações na Comunicação e Mobilização Social em Vigilância em Saúde, para a qual foram apresentados 37 trabalhos. Entre as oito categorias com premiação prevista, a de Integração com a Atenção Básica foi a que despertou maior interesse, com 107 experiências inscritas, seguida pela de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis, com 99 trabalhos.


Fonte: 
Ministério da Saúde

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/25/mostra-competitiva-reune-trabalhos-de-vigilancia-em-saude-de-nove-estados

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br