13/05/2011 12:00 am

MIRINZAL SEDIA CONFERÊNCIA TEMÁTICA DOS POVOS TRADICIONAIS DO MARANHÃO

A Conferência Temática dos Povos Tradicionais do Maranhão será aberta, nesta sexta-feira (13), às 8h, no município de Mirinzal, onde a programação prossegue até sábado (14). Estarão presentes representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), à qual é vinculado o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Secretaria de Igualdade Racial (Seir), Prefeitura Municipal de Mirinzal, Quilombo Frechal, entre outros.

 

O objetivo do evento é discutir a política estadual de segurança alimentar e nutricional com foco nos povos e comunidades  tradicionais. Também visa à construção do sistema estadual de segurança alimentar e nutricional e a aprovação de diretrizes para ações no estado, tendo em vista a preparação da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan).

 

A conferência magna terá como tema “Análise e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável – povos e comunidades tradicionais”. Será ministrada pelo membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Ribamar Araújo, tendo como debatedor o também membro do Conselho, Pedro Kitoco.

 

Para o coordenador da conferência, Reinaldo Avelar, o evento é uma boa oportunidade para as comunidades tradicionais avaliarem as instâncias que compõem o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “Precisamos avaliar também como esses segmentos estão sendo atendidos com políticas e programas de segurança alimentar no estado. Para tanto, é importante discutir a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável”, declarou Avelar.

 

Entre os temas a serem debatidos, “Política de Segurança Alimentar e Nutricional/ povos e comunidades tradicionais como sujeito de direito – avanços/ perspectivas e desafios” e “Política de Segurança Alimentar e Nutricional”. Também serão apresentadas experiências exitosas no setor.

 

No sábado (14), serão escolhidos os delegados para a próxima Cesan, que chegará à quinta edição. Em seguida, haverá um almoço de encerramento.
FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=16170

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br