14/02/2011 12:00 am

MINISTRO LOBÃO GARANTE APOIO AO MAPEAMENTO GEOLÓGICO DO MA

MINISTRO LOBÃO GARANTE APOIO AO MAPEAMENTO GEOLÓGICO DO MA

 

Ao receber o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, em seu gabinete, em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou o total apoio do Governo Federal para a elaboração do Mapeamento Geológico do Maranhão. “O nosso interesse é trabalhar em total harmonia com a governadora Roseana Sarney em prol do desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou o ministro Lobão a Ricardo Guterres.

Acompanhado do secretário-adjunto, Lúcio Gusmão Lobo Júnior, Guterres se encontrou com o ministro na semana passada. Ele foi a Brasília participar do lançamento do

Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM-2030), programa que norteará o setor mineral brasileiro nos próximos 20 anos. Para a solenidade foram convidados secretários de Minas e Energia de todos os estados.  

O secretário informou que a Seme vai organizar o Plano Estadual de Mineração e o Mapeamento Geológico está incluído dentro desse plano. “Vamos começar com a elaboração do projeto de Mapeamento Geológico por meio do qual a governadora Roseana Sarney firmará o convênio com o ministério”, informou Guterres.  O plano terá como base o modelo federal e incluirá diretrizes no campo da Geologia, Recursos Minerais, Mineração e Transformação Mineral.   

De acordo com secretário da Seme, o mapeamento vai identificar todas as riquezas minerais do Maranhão, o que proporcionará uma exploração dessas riquezas de forma sustentável, garantido desenvolvimento e geração de emprego e renda em várias regiões maranhense nos próximos anos.

“Pouco se sabe sobre o real potencial do Maranhão no campo da mineração e esse estudo apontará as possibilidades possíveis de exploração, de forma segura e dentro de padrões ambientais. É um instrumento que servirá como guia para atrair futuros investimentos, ajudando a consolidar a arrancada econômica que o Maranhão está vivendo na atualidade”, afirmou Guterres.

Nova fase para o Maranhão

O último serviço no campo geológico foi realizado no Maranhão em 2008 e se limitou a recursos naturais do município de Cândido Mendes. “O que vamos fazer, agora, via parceria com o Ministério, é estender o estudo por todo o território maranhense”, afirmou.

A proposta, de acordo com Guterres, é fazer um levantamento amplo das riquezas minerais maranhenses e apresentá-las, de forma criteriosa, a investidores interessados em realizar a exploração. “Evidentemente que o Governo do Estado, será muito criterioso com as questões ambientais e com a inclusão de maranhenses nesse novo mercado de trabalho que está se configurando nesta nova etapa de desenvolvimento do Maranhão”, garantiu Guterres.

De acordo com o secretário, o mapeamento geológico é apenas o primeiro de uma série de trabalho que serão realizados por meio de parceria entre a Seme e o Ministério de Minas e Energia. A proposta, segundo ele, é que o Governo Federal participe de outras iniciativas como a regularização e revitalização do Polo Gesseiro de Grajaú, na Região Central do Estado.

“Com essas ações estamos cumprindo a política pública delineada pela governadora Roseana Sarney do Governo do Estado trabalhar em total sintonia com o Governo Federal”, afirmou Guterres.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14320

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br