22/03/2011 12:00 am

MINISTRO DIZ QUE VAI ESTIMULAR ESTADOS A SEGUIR EXEMPLOS DO RIO E DE PERNAMBUCO NO COMBATE À VIOLÊNC

MINISTRO DIZ QUE VAI ESTIMULAR ESTADOS A SEGUIR EXEMPLOS DO RIO E DE PERNAMBUCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA

 

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Justiça vai estimular os governos estaduais a seguir os exemplos do Rio de Janeiro e de Pernambuco no combate à violência e à criminalidade. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou hoje (22) que os “bons exemplos devem ser seguidos” e que o crime organizado só se consolida com a conivência do Estado. Para Cardozo, é fundamental haver uma ação integrada em todos os níveis de governos – federal, estadual e municipal – para que os efeitos ocorram.

“O crime organizado pressupõe a conivência com o Estado. A corrupção tem de ser combatida com todo vigor. Por isso temos discutido isso com vários governadores. É preciso que as polícias tenham órgãos de corregedoria fortes”, disse Cardoso, em entrevista a 11 rádios no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Cardozo citou como exemplos bem-sucedidos as políticas públicas das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), do Rio de Janeiro, e o programa Pacto pela Vida, em Pernambuco. No Rio, o governo estadual estabeleceu a ocupação das comunidades com a ajuda de policiais militares, enquanto em Pernambuco o combate à violência tem sido feito de forma regionalizada e com premiações aos policiais que cooperam com as ações.

“As boas experiências têm de ser colocadas em plano nacional”, disse Cardozo, depois do programa Bom Dia, Ministro. “Esses exemplos têm de ser seguidos e pretendemos apoiar os estados que pretenderem apoiar seja com mecanismos ou ações integradas.”

O ministro ressaltou que, para garantir a eficiência de resultados, é essencial a integração dos serviços de inteligência, das polícias estaduais, da Polícia Federal e das secretarias de Segurança Pública.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-22/ministro-diz-que-vai-estimular-estados-seguir-exemplos-do-rio-e-de-pernambuco-no-combate-violencia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br