21/03/2012 12:00 am

Ministra do Meio Ambiente diz que 'segue negociando' Código Florestal

Ministra do Meio Ambiente diz que ‘segue negociando’ Código Florestal

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) disse nesta quarta-feira (21) que segue “conversando e negociando” a reforma do Código Florestal em tramitação na Câmara.

A fala indica uma mudança de tom no discurso do ministério que vinha sustentando que os deputados deveriam manter o texto que foi aprovado em dezembro pelo Senado.

A ministra evitou comentar se o governo teme que a proposta possa causar constrangimentos durante a conferência de desenvolvimento sustentável Rio +20.

“Não vejo assim, mais uma vez, não cabe a mim comentar as decisões do Congresso, eu estou seguindo as negociações e sigo conversando”, disse.

A bancada ruralista pressiona para que o projeto seja votado logo, mas Dilma já avisou que não tem pressa e trabalha para que a votação fique para depois da Rio +20.

A aprovação, às vésperas da conferência mundial sobre ambiente, do texto que os ruralistas querem poderia representar constrangimento internacional para o governo. O veto presidencial poderia, assim, neutralizar as críticas dos ambientalistas. A ministra desconversa sobre a polêmica.

“O fundamental é que a gente possa, na realidade, avançar na legislação florestal do Brasil e resolver as pendências que existem hoje, não só em relação à agricultura, mas também os instrumentos econômicos, gerir as florestas brasileiras com maior eficiência”, disse.

Segundo fontes do governo, há opções em estudo para evitar novos confrontos com a base.

O código atual poderia ser ajustado às necessidades dos pequenos agricultores por meio de três decretos –já prontos para edição– para flexibilizar regras de recomposição de áreas desmatadas.

O decreto que suspende multas a desmatadores, que vence em 11 de abril, poderia ser prorrogado mais uma vez, até que se forme consenso na Câmara para aprovar a íntegra do texto do Senado, tido por Dilma como o meio-termo possível entre ruralistas e ambientalistas.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1064997-ministra-do-meio-ambiente-diz-que-segue-negociando-codigo-florestal.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br