14/07/2010 12:00 am

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE INTERDIÇÃO DE BARRAGEM NO RIO URUGUAI, REGIÃO SUL DO BRASIL

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE INTERDIÇÃO DE BARRAGEM NO RIO URUGUAI, REGIÃO SUL DO BRASIL

 

O procurador da República Renato de Rezende Gomes moveu uma ação, pedindo a interdição por 30 dias da usina hidrelétrica da Foz do Chapecó, no Rio Uruguai, na região sul do país. Com a conclusão das obras da barragem, uma área de 84 Km² será inundada, atingindo 13 municípios dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A ação do procurador atende a uma preocupação dos movimentos sociais, que temem os impactos ambientais que poderão ocorrer. Segundo o integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Rudinei Cenci, a presença da hidrelétrica comprometerá a pesca, o que prejudicará 200 famílias. Ele também cita outros problemas, como o fato de mais de 50 famílias teremsido despejadas. “Hoje, estão morando de favor em casa de parentes, escolas e ginásios de esportes”, contou. 

Rudinei lembra que o MAB apresentou um projeto de recuperação e desenvolvimento das comunidades e municípios atingidos pela hidrelétrica. Foram pensadas ações que podem garantir melhorias das condições de vida para os ribeirinhos e comunidades do entorno..

Fonte: Radioagência NP

FONTE: http://www.piratininga.org.br/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br