12/01/2011 12:00 am

MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGA NOVO MAPA DE RISCO DA DENGUE NO BRASIL

MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGA NOVO MAPA DE RISCO DA DENGUE NO BRASIL

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta terça-feira (11), o novo mapa de risco para a dengue no Brasil. Agora, com a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), passam de dez para 16 os estados com risco muito alto de epidemia. Por outro lado, caiu de nove para cinco o total de estados com risco considerado alto. 

Pela manhã, Padilha e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para discutir a formulação de ações integradas para prevenir e controlar a doença no País. A mobilização vai envolver 13 ministérios e outros órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, alcançando os 70 municípios brasileiros considerados de alto risco da doença.

“Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue. O governo federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue”, disse o ministro Alexandre Padilha. 


Monitoramento será permanente

Na entrevista, o ministro determinou que o Ministério da Saúde faça o acompanhamento sistemático da implantação dos planos de contingência para enfrentar epidemias de dengue nos 16 estados que atualmente apresentam maior risco. O monitoramento será feito em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e vai integrar as ações de vigilância, assistência e mobilização em saúde. 

Um balanço do Ministério da Saúde apontou que em 2010 foram registrados um milhão de casos de dengue, sendo 15,5 mil pacientes em estado grave da doença. Nas últimas semanas foram verificados dois casos da doença tipo 4, considerado mais grave, em Manaus e Belém.

No novo mapa da dengue no País, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença. 


Fonte: 
Ministério da Saúde
Blog do Planalto

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/01/11/ministerio-da-saude-divulga-novo-mapa-de-risco-da-dengue-no-brasil

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br