18/11/2010 12:00 am

MINISTÉRIO CERTIFICA PRIMEIRAS UNIDADES BÁSICAS NA REDE AMAMENTA BRASIL

MINISTÉRIO CERTIFICA PRIMEIRAS UNIDADES BÁSICAS NA REDE AMAMENTA BRASIL

As dez primeiras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a fazerem parte da Rede Amamenta Brasil receberam seus certificados nesta quarta-feira (17).  A rede, criada e estruturada pelo Ministério da Saúde,  “interliga” as UBSs, as secretarias municipais e estaduais de saúde e a sociedade com o objetivo de incentivar a doação e captação de leite materno no País. 

A estratégia da rede é ampliar a troca de informações sobre a importância do aleitamento materno, capacitando os profissionais que atuam nas UBSs para que eles se tornem agentes multiplicadores das informações nas comunidades, especialmente entre as gestantes e mães. 

As UBSs credenciadas nesta quarta-feira estão localizadas em Corumbá (MS) e atendem a todos os requisitos para a certificação à Rede Amamenta Brasil, como promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, medidas voltadas ao aumento dos índices de amamentação no País.

“É por conta desta e de outras ações do governo federal, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, que o Brasil deve atingir o Quarto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio e reduzir a mortalidade infantil já em 2012, três anos antes do prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas”, adianta Elsa Giugliani. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o aleitamento materno prioritário para a redução da mortalidade na infância. 


Estado foi o que mais cresceu dentro da rede

O Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais se destacou desde a criação da Rede Amamenta Brasil, em 2008. Foram 135 tutores formados, mais de 100 UBSs capacitadas e três mil profissionais envolvidos. Segundo o ministério, em todo o Brasil, até o momento, mais de 1,1 mil tutores já foram formados, 700 UBS capacitadas e 12,5 mil profissionais envolvidos na consolidação da rede. 

A Rede Amamenta Brasil também é responsável pelo monitoramento dos índices de amamentação nos locais que contarão com unidades certificadas.  As unidades que receberam certificados foram :  Dr. Breno de medeiros , Dom Bosco , Dr. Gastão de Oliveira , Nova Corumbá, Dr. Humberto Pereira, Dr. Enio Cunha , Aeroporto, Beira Rio, São Bartolomeu e Rural Taquaral.


Fonte: 
Ministério da Saúde

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/17/ministerio-certifica-primeiras-unidades-basicas-na-rede-amamenta-brasil

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br