27/01/2011 12:00 am

MILHARES EXIGEM DEMISSÃO DO PRESIDENTE NO IÉMEN

MILHARES EXIGEM DEMISSÃO DO PRESIDENTE NO IÉMEN

Milhares de manifestantes estão esta manhã a exigir nas ruas da capital do Iémen a demissão do Presidente do país, Ali Abdullah Saleh, numa cópia do movimento popular que conduziu ao derrube do chefe de Estado na Tunísia.

Testemunhos colhidos pelas agências noticiosas indicam que os protestos estão a acontecer em pelo menos quatro locais de Sanaa, incluindo a universidade, onde há dez dias foram dados os primeiros sinais de contestação no país – então cerca de mil estudantes entoaram cânticos a favor da revolta tunisina e de mudanças democráticas e o fim do regime de mais de 30 anos de Saleh (um aliado do Ocidente) no seu próprio país, antes de serem dispersados pela polícia anti motim.

De novo hoje são ouvidos os mesmos slogans, tendo os organizadores deste protesto apelado aos estudantes e a grupos da sociedade civil para marcharem contra a corrupção e as políticas económicas no Iémen, onde a população mais jovem, em crescendo, vive em cada vez maior frustração dada a pobreza e a sua inexistente influência política.

Recentemente, este sentimento de descontentamento generalizado intensificou-se face a várias tentativas no Parlamento para afastar algumas das limitações aos mandatos presidenciais, com a oposição a acusar Saleh de querer perpetuar-se no poder por toda a vida.

As autoridades iemenitas tinham detido este fim-de-semana a influente activista pró-democracia Tawakul Karman, acusando-a de organizar os protestos contra o Governo – ao que se seguiram mais e maiores protesto. Após a sua libertação, na segunda-feira, a activista afirmou que estava em curso no Iémen uma revolução inspirada pela “revolução dos jasmins” tunisina, que pôs termo aos 23 anos no poder do Presidente Zine al-Abidine Ben Ali.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/milhares-exigem-demissao-do-presidente-no-iemen_1477308

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br