3/02/2011 12:00 am

MILHARES DE MANIFESTANTES PRÓ E CONTRA O REGIME EM SANAA

MILHARES DE MANIFESTANTES PRÓ E CONTRA O REGIME EM SANAA

 

France Presse

SANAA, 3 Fev 2011 (AFP) -Dezenas de milhares de partidários da oposição iemenita saíram às ruas nesta quinta-feira em Sanaa para pedir reformas democráticas, ao mesmo tempo que acontecia uma manifestação similar de simpatizantes do governo.

As duas marchas aconteciam de maneira calma: os simpatizantes do Congresso Popular Geral (CPG), no poder, estavam reunidos na praça Al-Tahrir (Libertação) e os opositores nas proximidades da Universidade de Sanaa, zona oeste da capital.

Os partidários do CPG se reuniram na praça Al-Tahrir, local que havia sido escolhido para o protesto da oposição, que se viu obrigada a mudar a área de protesto.

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, no poder há 32 anos, anunciou na quarta-feira que não disputará a reeleição e fez mais concessões à oposição, após manifestações inspiradas pelos protestos populares na Tunísia e no Egito.

Saleh propôs a formação de um “governo de unidade nacional”, informou que adiará as eleições legislativas previstas para 27 de abril, muito questionadas pela oposição, e disse que é favorável da adoção de reformas políticas antes do pleito.

“Não haverá governo hereditário nem presidência vitalícia”, disse Saleh, cujo atual mandato termina em 2013, durante uma reunião extraordinária com o Parlamento e o Majlis Al Shura (conselho consultivo).

 

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/02/milhares-de-manifestantes-pro-e-contra-o-regime-em-sanaa.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br