10/12/2010 12:00 am

MIGUEL JORGE: PAÍS NÃO TEM ESTRUTURA PARA CRESCER 7,5% AO ANO DE FORMA SUSTENTÁVEL

MIGUEL JORGE: PAÍS NÃO TEM ESTRUTURA PARA CRESCER 7,5% AO ANO DE FORMA SUSTENTÁVEL

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O forte crescimento econômico pode causar inflação e provocar um colapso da infraestrutura logística do país. O temor é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que lançou hoje (9) de manhã, em Brasília, o Novo Sistema de Exportação (Novoex).

“Acredito que seja razoável que tenhamos um crescimento entre 7% e 7,5%, mas o país não está preparado para isso”, disse o ministro, ao avaliar que o resultado desse crescimento “seria pressão inflacionária” e que “a logística teria problemas”. Para Miguel Jorge, “é melhor ter um crescimento entre 5% e 5,5%, mas totalmente sustentável”.

Sobre o aumento das importações, monitorado pelo Ministério do Desenvolvimento, Miguel Jorge não demonstrou preocupação. Ele ponderou que 70% das compras externas são de bens de capital, como máquinas, equipamento e insumos. Bens de consumo respondem pela menor parte das importações. Por isso, para o ministro, o aumento das importações é resultado das expectativas de crescimento da produção.

Edição: Vinicius Doria

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br