3/07/2012 12:00 am

México protesta contra fraude nas eleições

México protesta contra fraude nas eleições

 

O movimento de jovens estudantes mexicanos “YoSoy132” realizou seu primeiro protesto após as eleições presidenciais que elegeram Enrique Peña Nieto. A marcha ocorreu nesta segunda, no Monumento à Revolução, que fica na capital do país, e terminou diante da sede nacional do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do qual Peña Nieto faz parte e o qual governou o México por 70 anos.

Durante o ato, manifestantes gritavam lemas como “Aqui se vê, aqui se vê que Peña Nieto presidente não vai ser” e “México votou, e Peña não ganhou”.

 

Nos cartazes, era possível ler frases como “México sem PRI”, “Nossos sonhos não cabem em suas urnas” e “México, não abaixe a cabeça”. A marcha reuniu pessoas de todas as idades e angariou apoio do público nas ruas.

 

“Não somos violentos, estamos enojados, indignados, mas não somos violentos”, disse um dos manifestantes, referindo-se à vitória de Peña Nieto. Os estudantes, que pretendem fazer outra passeata nesta terça-feira, denunciaram “sérias anomalias, crimes eleitorais e acontecimentos violentos durante as votações” de domingo.

 

Depois da passeata, eles se reuniram em uma assembleia no Monumento da Revolução – onde alguns deles estão acampados – para decidir os próximos passos do movimento contra as fraudes eleitorais. No metrô, alguns jovens pediam para as pessoas publicarem em sites as irregularidades presenciadas.

 

O movimento estudantil “YoSoy132” surgiu em 11 de maio na Universidade Ibero-Americana, instituição privada da capital mexicana, quando o candidato à Presidência Enrique Peña Nieto foi vaiado por uma grande quantidade de estudantes, que o acusaram de ser um candidato “fabricado” e imposto pela emissora Televisa.

 

Peña Nieto venceu as eleições realizadas no fim de semana, derrotando o membro da esquerda Andrés Manuel López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), e a governista Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN).

 

Com Ansa e Opera Mundi

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=187497&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br