14/05/2012 12:00 am

Metroviários de sete capitais estarão em greve nesta terça

Metroviários de sete capitais estarão em greve nesta terça

 

Os metroviário de Natal, João Pessoa, Salvador, Maceió e Rio de Janeiro cruzam os braços a partir desta terça-feira (15). No Recife, a greve começa a ártir das 22h de hoje. Em Belo Horizonte, começou desde as primeiras horas da segunda (14).

 

 

Cerca de 215 mil pessoas devem sentir os efeitos da paralisação na capital mineira. Somando todas as capitais em greve, mais de 500 mil passageiros deixarão de utilizar o meio de transporte. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, em liminar, o funcionamento normal dos trens urbanos de Belo Horizonte de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 17h às 20h.Aos sábados, todos os trens devem funcionar das 5h30 às 9h. Uma reunião de conciliação entre sindicato e CBTU está marcada para às 16h30 desta segunda.

 

A categoria reivindica reajuste de 5%, plano de saúde integral, participação nos lucros e resultados e adicional noturno de 50%. Os trabalhadores também querem gratificação de desempenho por passageiro transportado.

 

Na capital do Rio Grande do Norte, além das reivindicações comuns às outras cidades, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Norte (Sintefern) pede ainda que os trens que estão parados desde outubro –três dos quatro existentes– voltem a operar. Com a greve, cerca de 3.500 pessoas devem ficar sem transporte em Natal.

 

Segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Metroviários, Diogo Morais, houve três “rodadas de negociação” entre os funcionários e a empresa CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

 

“Nas primeiras duas reuniões houve um avanço. Na última, eles voltaram atrás e disseram que não tem acordo. Desde quando decidimos entrar em greve na quinta-feira passada (10), ninguém nos procurou para negociar”, contou Morais.

 

Com agências

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=183238&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br