19/11/2010 12:00 am

MERCOSUL ASSINA PROTOCOLO PARA IMPLEMENTAR COMPRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

MERCOSUL ASSINA PROTOCOLO PARA IMPLEMENTAR COMPRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil e Chile assinaram nesta quinta-feira (18), em Brasília (DF), o Protocolo de Criação do Programa Regional de Compras Públicas da Agricultura Familiar na região. O acordo vai implementar políticas nacionais de compras públicas de produtos da agricultura familiar nas regiões do Mercosul onde a prática ainda não existe. O documento foi firmado durante a XIV Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), que vai até sexta-feira (19).

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Guilherme Cassel, “os países vão trabalhar e replicar a experiência brasileira de programas de aquisição de alimentos. Vamos tentar criar uma rede onde vai ser possível, em situação de emergência, um país trabalhar junto com o outro para enfrentar problemas de insegurança alimentar a partir de compras públicas da agricultura familiar”.

O ministro lembrou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação, são exemplos da bem sucedida experiência brasileira de compras públicas de produtos da agricultura familiar. 

As compras públicas de produtos da agricultura familiar foram o principal tema da XIV Reaf. A pedido da Argentina e do Paraguai, o Brasil apresentou durante o encontro as políticas públicas desenvolvidas no País. O vice-ministro da Agricultura do Paraguai, Andres Werhle, lembrou que questões como a soberania alimentar, a comercialização e os atravessadores estão presentes em toda América Latina. “A experiência brasileira, com certeza, é uma referência a ser avaliada.”

 

Fonte: 
Incra

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/18/mercosul-assina-protocolo-para-implementar-compra-de-produtos-da-agricultura-familiar

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br