17/08/2010 12:00 am

MÉDICOS-RESIDENTES DO SUS PROMETEM GREVE A PARTIR DE AMANHÃ

16/08/2010

MÉDICOS-RESIDENTES DO SUS PROMETEM GREVE A PARTIR DE AMANHÃ

DA AGÊNCIA BRASIL

Os médicos-residentes do SUS (Sistema Único de Saúde) prometem entrar em greve a partir desta terça-feira (17). De acordo com o presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), Cid Carvalhaes, a categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio que, segundo ele, está congelada em R$ 1.916,45 desde 2006.

“O movimento está sólido e os residentes estão muito bem organizados. Além do reajuste da bolsa, para cerca de R$ 2.700, queremos reajustes anuais dela, com data base em 1º de setembro, junto com a dos médicos”, disse.

A Fenam pede, também, a ampliação da licença maternidade para seis meses e que haja instrutores para o acompanhamento dos residentes.

Segundo a Fenam, 22 mil médicos-residentes paralisarão as atividades. A entidade afirma que, desde abril, os residentes tentam –sem sucesso– abrir negociações com os ministérios da Saúde e da Educação.

De acordo com a Associação Nacional dos Médicos-Residentes, 67 hospitais já aderiram à greve em todo o país. Apenas as regionais dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco dependiam de assembleia para confirmar adesão.

Os ministérios da Saúde e da Educação ofereceram um aumento de 20% na bolsa mensal a partir do Orçamento de 2011. De acordo com nota divulgada pela Saúde, será criado um grupo de trabalho para analisar as reivindicações dos residentes.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/783827-medicos-residentes-do-sus-prometem-greve-a-partir-de-amanha.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br