4/11/2010 12:00 am

MEC PEDIRÁ RECONSIDERAÇÃO DE PARECER SOBRE LIVRO DE MONTEIRO LOBATO

MEC PEDIRÁ RECONSIDERAÇÃO DE PARECER SOBRE LIVRO DE MONTEIRO LOBATO

O Ministério da Educação informou que irá reencaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE) um parecer que determinou que o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, não seja mais adotado nas escolas públicas. Em decisão publicada na semana passada no Diário Oficial da União, o colegiado alega que a obra tem conteúdo racista.

Para que um parecer do conselho tenha validade, ele precisa ser homologado pelo Ministério da Educação. O ministro da educação, Fernando Haddad disse que a pasta já recebeu diversas manifestações contrárias à recomendação do CNE e, por isso, pedirá ao colegiado que reconsidere a decisão. Segundo ele, esse é um procedimento normal, já que todo parecer fica disponível para consulta pública por um período de 30 dias antes da homologação.

Um dos trechos usados como justificativa para o veto à obra, é o seguinte: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Uma das soluções seria que as edições do livro viessem acompanhadas de uma nota crítica ou uma apresentação que contextualize historicamente a obra. Mas a decisão ficará com o conselho.


Fonte:
Agência Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/04/mec-pedira-reconsideracao-de-parecer-sobre-livro-de-monteiro-lobato

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br