23/09/2010 12:00 am

MATO GROSSO ENTRA NO NONO DIA DA GREVE CONTRA SALÁRIOS CONGELADOS

MATO GROSSO ENTRA NO NONO DIA DA GREVE CONTRA SALÁRIOS CONGELADOS

Greve foi aprovada no estado após veto de Lula a orçamento para o PCS; 
paralisação ocorre em meio à jornada nacional de protestos 

A greve dos servidores do Judiciário Federal do Mato Grosso contra o congelamento salarial entra no seu nono dia nesta quinta-feira (23), movimento que vem ganhando novas adesões no estado ao longo da semana. Recebeu ainda grande atenção dos meios de comunicação de Mato Grosso devido a proximidade das eleições de outubro. “Está tendo uma repercussão muito grande”, relata Pedro Aparecido, dirigente da federação nacional (Fenajufe) e do sindicato local (Sindijufe-MT).

A decisão de iniciar no estado uma nova paralisação da categoria por tempo indeterminado ocorreu após o veto do presidente Lula à inclusão da previsão de recursos para o PCS-4 na Lei Orçamentária de 2010 (LOA). Na avaliação de Pedro Aparecido, que integra o movimento LutaFenajufe, não haverá reajuste salarial sem mais uma forte etapa de mobilizações que envolva a categoria nacionalmente. “A gente vai ter uma tarefa difícil para conseguir o PCS”, diz. Ele chama atenção para a ameaça que representa o PLP 549/2009, que congela os salários por dez anos e se encontra na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados. O projeto, que já foi aprovado no Senado, terá que passar pelas comissões de Finanças, de Justiça e depois pelo plenário da Câmara. “Isso pode ser feito em um dia”, alerta.  

O dirigente sindical informa que o Sindijufe levará uma caravana com 19 servidores a Brasília, para o ato previsto para acontecer na manhã do dia 28 de setembro, em frente ao Supremo Tribunal Federal, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça.

Diversos outros sindicatos preparam comitivas e caravanas a Brasília para esta data. Assembleias, atos públicos, debates e paralisações vêm marcando a jornada nacional de mobilizações nos estados que, iniciada no dia 13, vai até a sexta-feira (24) e se desdobrará na manifestação no dia 28 na capital federal. Depois disso, servidores de todo país voltam a se encontrar na reunião ampliada da Fenajufe prevista para 9 de outubro, cuja pauta será a construção da nova greve nacional da categoria. 

Por Hélcio Duarte Filho

(com informações da Agência Fenajufe de Notícias)

Luta Fenajufe Notícias

Quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FONTE: http://www.sintrajufema.org.br/site/noticias.php?id=750

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br