15/08/2012 12:00 am

Marcha protesta contra Franco durante Fórum Social paraguaio

Marcha protesta contra Franco durante Fórum Social paraguaio

 

Centenas de paraguaios marcharam nesta terça-feira (14), em Assunção, capital do país, contra o governo de Federico Franco. Os manifestantes, membros de diversas organizações sociais, percorreram as ruas da cidade com bandeiras e cartazes críticos aos rumos adotados pela administração do ex-vice de Fernando Lugo, destituído há um mês e meio.

As mensagens contra Franco, cantadas e mostrada nos cartazes, mencionavam rejeição ao golpe parlamentar contra Lugo, ao uso de sementes transgênicas de algodão e milho transgênico pelo agronegócio e à falta de soberania alimentar, democracia e participação popular. “Fora Rio Tínto” foi um dos gritos, em referência ao projeto governista de instalação da multinacional mineira em território paraguaio.

 

A manifestação era um dos eventos previstos no Fórum Social, realizado nestas terça e quarta-feira (14 e 15) pela organização “Paraguai Resiste”, criada após o impeachment de Lugo. Anunciado como apartidário, o evento visa o debate sobre a atualidade política, econômica e social do país, entre estudantes, camponeses, indígenas e ativistas.

 

Realizadas sob tendas na Praça de Armas, em frente ao Congresso, as mesas de discussão abordam assuntos como soberania energética e alimentar, reforma agrária, inclusão, direitos humanos, criminalização de movimentos sociais, políticas públicas de migração, questões de gênero, democratização do acesso à informação e concentração de veículos de comunicação por grupos de poder.

 

Ao confirmar a realização do evento, David Cardozo, um dos organizadores, afirmou que o espaço serviria para definir as linhas da luta e o modelo de país desejado pelas organizações sociais. A presença de Lugo não foi confirmada, mas organizadores consultados pelo Opera Mundi preveem a realização de um ato final no qual entreguem ao ex-presidente uma ata com as conclusões nascidas dos debates.

 

Fonte: Opera Mundi

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=191260&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br