20/06/2012 12:00 am

Marcha dos Povos promete levar 50 mil ao centro do Rio

Marcha dos Povos promete levar 50 mil ao centro do Rio

MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

A Prefeitura do Rio orienta para que as pessoas não sigam de carro para o centro da cidade.

Hoje, a partir das 15h, começa a concentração, na Candelária, para a Marcha dos Povos. Integrantes de vários movimentos sociais pretendem sair em passeata às 16h30 e percorrer toda a avenida Rio Branco até a Cinelândia.

O protesto faz parte do chamado dia de mobilização global e ocorre, segundo os organizadores, em defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da vida.

“A Via Campesina quer ampliar o diálogo com a sociedade, propondo reais alternativas para a crise, tais como a distribuição das terras para fins de reforma agrária, a produção de alimentos agroecológicos, sem venenos e sem transgênicos, água como direito humano e energia barata e de qualidade para a população”, disse Itelvina Masioli, da coordenação da Via Campesina.

e acordo com representantes da Marcha dos Povos, a passeata pretende reunir 50 mil pessoas.

O anúncio surpreendeu aos responsáveis pela segurança da Rio+20. Até a segunda-feira, havia na cidade, de acordo com militares do Exército, cerca de 15 mil pessoas de diversas organizações que vieram participar de eventos paralelos à reunião dos chefes de Estado.

Neste início de tarde, grevistas da Cedae percorrem duas faixas da Avenida Presidente Vargas, sentido Centro. A caminhada seguirá até a Candelária. A Polícia Militar calcula 500 pessoas no protesto. Os grevistas calculam que seja mais de mil pessoas.

A paralisação de funcionários da Cedae termina hoje à meia-noite. A interrupção dos serviços não vai atrapalhar o fornecimento de água na cidade.

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1107574-marcha-dos-povos-promete-levar-50-mil-ao-centro-do-rio.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br