4/05/2010 12:00 am

MAPA DE CONFLITOS ENVOLVENDO INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL

MAPA DE CONFLITOS ENVOLVENDO INJUSTIÇA AMBIENTAL E SAÚDE NO BRASIL
A Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, junto à Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, com apoio do Ministério da Saúde, lançam Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil. O objetivo do projeto é a partir de um mapeamento inicial apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos/as em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento considerada insustentável e prejudicial à saúde por tais populações, bem como movimentos sociais e ambientalistas parceiros.

Na sua versão inicial, o Mapa apresenta cerca de 300 casos distribuídos por todo o país, e embora tenha contado com apoio governamental para a sua realização, ele é direcionado para a sociedade civil, está aberto para informar, para receber denúncias e para monitorar as ações dos diversos níveis do Estado tomadas a respeito.

Os conflitos foram levantados tendo por base principalmente as situações de injustiça ambiental discutidas em diferentes fóruns e redes a partir do início de 2006, em particular a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (www.justicaambiental.org.br).

Cabe a população apropriar-se deste instrumento e mantê-lo alimentado de novas informações, fazendo dele um importante instrumento para o aprimoramento da democracia e para a garantia dos direitos humanos e da cidadania. Para isso acesse: Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e Saúde no Brasil.

FONTE: http://www.cptnac.com.br/?system=news&action=read&id=3672&eid=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br