10/11/2010 12:00 am

MANUAL MOSTRA BOAS PRÁTICAS PARA INTERVENÇÕES EM IMÓVEIS HISTÓRICOS DE OLINDA

MANUAL MOSTRA BOAS PRÁTICAS PARA INTERVENÇÕES EM IMÓVEIS HISTÓRICOS DE OLINDA

 Em parceria com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci) desenvolveu o projeto “Conservar Olinda: Boas Práticas no Casario”, manual para orientar proprietários, moradores e profissionais da construção civil sobre as boas práticas de intervenção nos imóveis do sítio histórico de Olinda. O objetivo é minimizar possíveis perdas de integridade e autenticidade dos valores patrimoniais a serem salvaguardados.

A publicação traz os procedimentos administrativos e operacionais de análise e aprovação de projetos arquitetônicos de intervenção no casario antigo de Olinda, tipos arquitetônicos característicos, valores patrimoniais do sítio histórico, leis de proteção que incidem no local, metodologia para desenvolvimento dos projetos e boas soluções de projetos de intervenção aprovados pelas instituições públicas de proteção.

Todo conteúdo também estará disponível para download no site do Ceci. O manual será distribuído gratuitamente aos moradores do sítio histórico tombado e instituições envolvidas no processo.

O projeto conta com parceria do estado de Pernambuco e Prefeitura de Olinda, com recursos do Ministério da Justiça, captados pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos – FDD. O lançamento oficial do manual acontece na quinta-feira (11).


Fonte: 
Iphan

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/09/manual-mostra-boas-praticas-para-intervencoes-em-imoveis-historicos-de-olinda

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br