18/01/2011 12:00 am

MANIFESTANTES PROTESTAM CONTRA AUMENTO DE TARIFA DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO

MANIFESTANTES PROTESTAM CONTRA AUMENTO DE TARIFA DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO

Escrito por: Jéssica Santos de Souza – Rede Brasil Atual

A Polícia Militar reprimiu no início da noite desta quinta-feira (13) um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus. Aplaudidos por comerciantes, cerca de 700 manifestantes faziam passeata pelo centro da cidade quando, ao se aproximar da Praça da República, foram atacados com balas de borracha e bombas de “efeito moral”. Vários estudantes relataram a reportagem da Rede Brasil Atual não terem visto nada que justificasse a reação da PM.

Foi o terceiro ato contra o aumento, liderado pelo Movimento Passe Livre (MPL). A manifestação saiu do centenário Teatro Municipal, passando em frente à prefeitura. O próximo protesto está marcado para o dia 20, na avenida Paulista.

“O movimento sabe que é uma luta longa e vamos continuar com as manifestações até a volta às aulas, até que mais estudantes venham para as ruas”, disse Lucas Monteiro, representante do MPL.

Segundo o Movimento do Passe Livre,  30 pessoas foram detidas após o conflito enquanto caminhavam pelo centro procurando conhecidos. Somente uma pessoa teria sido presa durante a passeata. Todos foram encaminhados ao 3º DP, na região central.

No final de 2010, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou um aumento de 11,11% na tarifa, reajustando a passagem de R$ 2,70 para R$ 3. A inflação no município de São Paulo em 2010 foi de 6,4%, segundo o IPC-Fipe.

 

FONTE: http://www.cut.org.br/destaque-central/44025/manifestantes-protestam-contra-aumento-de-tarifa-de-onibus-em-sao-paulo

 

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br