13/01/2012 12:00 am

Manifestantes decidem fazer pausa em greve na Nigéria

Manifestantes decidem fazer pausa em greve na Nigéria

DA FRANCE PRESSE, EM ABUJA

Os sindicatos da Nigéria, o maior produtor petrolífero da África, anunciaram nesta sexta-feira uma pausa das manifestações durante o fim de semana para encontrar uma solução para a greve geral que paralisa o país e ameaça se estender para o setor do petróleo.

Novas negociações com o governo estão previstas para sábado, após o desastre de uma primeira reunião na quinta-feira. Caso não haja solução para a crise social, os sindicatos do petróleo ameaçam parar no domingo.

O alerta dos sindicatos provoca volatilidade no mercado do petróleo, que já está sob influência dos conflitos no golfo Pérsico entre países ocidentais e o Irã.

PROTESTOS

Nesta sexta-feira, duas pessoas mortas e mesquitas incendiadas em um ataque realizado por cristãos na cidade Gwalam, de maioria muçulmana, informaram habitantes.

Milhares de pessoas participam de manifestações desde segunda-feira e confrontos com a polícia já deixaram vários mortos. O governo também enfrenta a violência entre cristãos e muçulmanos, que já fizeram dezenas de mortos.

A violência étnica e religiosa são frequentes em períodos eleitorais, mas alguns habitantes acreditam que o ataque de Gwalam é uma resposta aos recentes assassinatos de cristãos reivindicados pelo grupo islamita Boko Haram.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1033941-manifestantes-decidem-fazer-pausa-em-greve-na-nigeria.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br