16/12/2011 12:00 am

Mais de 200 mil manifestantes se reúnem em protestos na Síria

Mais de 200 mil manifestantes se reúnem em protestos na Síria

DA FRANCE PRESSE, EM DAMASCO

Mais de 200 mil sírios participava nesta sexta-feira de uma manifestação nas ruas da cidade de Homs, no centro do país, um reduto dos protestos contra o regime do ditador Bashar Assad, afirma o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com o OSDH, baseado em Londres, os manifestantes saíram nas primeiras horas do dia em mais de dez bairros “opostos ao regime”, como Baba Amro, Al Khalidya, Deir Balaa, Jurat al Chiyah e Al Inchaat.

Por outro lado, as forças de segurança do regime de Assad mataram um civil no bairro de Deir Balaa e várias prisões foram realizadas no bairro de Hamra antes da tradicional oração de sexta-feira.

Dois tanques entraram no bairro de Al Ghuta para dispersar as manifestações, e várias pessoas ficaram feridas pelas forças de segurança e por franco-atiradores.

“Também houve manifestações massivas na província de Homs em Talbissé, Tal Kalakh e Hula”, completou o OSDH em comunicado.

As informações não podem ser confirmadas pela imprensa independente, que é impedida de entrar no país pelo regime de Assad.

Na segunda-feira (12), a alta comissária para direitos humanos das Nações Unidas, Navi Pillay, elevou para ao menos 5.000 o número de mortos pela repressão do regime do ditador Bashar Assad aos protestos que pedem sua renúncia.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1022282-mais-de-200-mil-manifestantes-se-reunem-em-protestos-na-siria.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br