28/10/2010 12:00 am

MACEIÓ TERÁ O PRIMEIRO VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS DO PAÍS

MACEIÓ TERÁ O PRIMEIRO VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS DO PAÍS

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai dar início à implantação do primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do País, em Maceió (AL). Para a construção do sistema, a companhia recebeu um investimento federal no valor de RS$ 150 milhões.

Os sistemas de VLT, também conhecido como Trem Padrão, possuem faixa exclusiva, sem interferir nas vias de ônibus e automóveis. Os modelos terão tração a diesel, locomotiva de “duas frentes”, bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação e vigilância automática com velocidade máxima de 80 km/h. 

O projeto do VLT prevê a modernização do sistema de trens urbanos da capital, com extensão de 32 km de trilhos entre Maceió e Rio Largo, além da expansão de mais 3,5 km da estação da CBTU (no Centro) até o bairro de Mangabeiras, passando por Jaraguá. 

A transferência da antiga Ceasa, no bairro da Levada, vai permitir a revitalização do entorno da região da Feira do Passarinho e do Mercado Público, com a construção de um grande equipamento urbano, composto por área de comercialização, restaurantes e um terminal de integração entre o VLT e os ônibus.

   

Fonte: 
Companhia Brasileira de Trens Urbanos

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/27/maceio-tera-o-primeiro-veiculo-leve-sobre-trilhos-do-pais

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br