16/12/2010 12:00 am

LULA REGISTRA BALANÇO DE 8 ANOS DE GOVERNO

LULA REGISTRA BALANÇO DE 8 ANOS DE GOVERNO

Cumprindo promessa feita há alguns meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou em cartório, nesta quarta-feira (15), o documento “Brasil 2003 a 2010”, um balanço de oito anos de governo, com 310 páginas e assinado por todos os ministros. Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Lula afirmou que “a prestação de contas é menos para agradecer o que foi feito e mais para dar uma fotografia à sociedade. Para que ela, vendo o que foi feito, perceba também o que não foi feito e o que precisa ainda ser feito”. 

O presidente destacou algumas ações realizadas entre 2003 e 2010 e comemorou dados como o aumento do emprego e da renda no País. 

A presidenta eleita Dilma Rousseff, que ocupou dois ministérios durante a gestão de Lula, participou da cerimônia ao lado do presidente. No documento “Brasil 2003 a 2010”, as medidas previstas no programa de governo e os compromissos assumidos ao longo dos dois mandatos são comparados com aquilo que realmente foi feito durante os oito anos. 

Lula se dirigiu a Dilma Rousseff, dizendo que a publicação era também uma forma de fazer uma leitura do subproduto do trabalho realizado por ela enquanto ministra-chefe da Casa Civil, para que a presidenta eleita pudesse se lembrar de coisas que poderiam ter sido feitas, “mas que nós esquecemos de fazer e que ela ainda poderá fazer. É para isso que Deus e os políticos garantiram a eleição, a reeleição e a continuidade. Para que a gente possa dar sequência ao que foi feito”, afirmou. 

“Normalmente um governo é eleito, governa e vai embora. Não existe prestação de contas à sociedade. As pessoas parecem que não têm responsabilidade com aquilo que fizeram”, disse o presidente diante de uma plateia de ministros e ex-ministros, governadores, parlamentares e representantes de movimentos sociais. 

Lula ainda brincou em relação à frase que se tornou um marco de seu governo “nunca antes na história desse País”. Para ele, muita gente fica incomodada quando ele diz isso, ironizando que ele está descobrindo o Brasil. “Não estou descobrindo, nós apenas estamos fazendo o que os outros não fizeram. E quando os outros não fizeram o que a gente fez, a gente diz nunca antes na história desse País”, comentou, arrancando risos dos cerca de 800 convidados, que ocupavam a andar térreo do Planalto. 

O presidente agradeceu a todos os ministros que compuseram sua equipe, lembrando que juntos atravessaram momentos difíceis e de glória. “Quando descer aquela rampa no dia 1º de janeiro, tenho a consciência de que cada partícula do que construímos neste País tem a participação de vocês. Isso porque obedecemos a vontade do povo.”

Fonte: 
Portal Brasil

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/15/lula-registra-balanco-de-8-anos-de-governo

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br