26/11/2010 12:00 am

LIXÃO DE ROSÁRIO SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

LIXÃO DE ROSÁRIO SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Da Assecom / Gab. da dep. Eliziane Gama

A instalação de um depósito de lixo no município de Rosário está gerando muito polêmica e insatisfação da comunidade. Na manhã desta quarta-feira (24), a deputada Eliziane Gama (PPS) voltou a destacar o problema na tribuna da Assembleia Legislativa pedindo a realização de uma audiência pública para tratar sobre o assunto.

O projeto para instalação do chamado Centro de Referência para o Tratamento de Resíduos Domésticos, Industrial e de Saúde foi aprovado pela Câmara Municipal do município e sancionado pelo prefeito da cidade, Marconi Bimba. No local deverá ser colocado lixo doméstico, Industrial e de saúde de seis cidades.

“A cidade começou a se mobilizar em vários movimentos para evitar a instalação, já que, nesta área será colocado não apenas o lixo de Rosário, mas resíduos da Grande Ilha de São Luis, portanto, da Capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira e da cidade de Rosário. Serão seis cidades produzindo lixo e colocando neste espaço. São lixos de várias categorias: industrial, doméstico e também o lixo da saúde, o que é extremamente preocupante”, ressaltou.

Na tribuna a parlamentar falou ainda sobre os impactos ambientais que a instalação do depósito de resíduos trará para o meio ambiente por se tratar de uma região habitada e próxima a um riacho. “Os prejuízos ambientais deverão acontecer daqui a dez ou vinte anos, mas há prejuízos imediatos, especialmente para os moradores do povoado de Buenos Aires, onde será instalada Lixão. Também poderemos ter prejuízos no Rio Itapecuru, ou a Cidade de São Luís, já que o Riacho São Braz que é o riacho do Povoado Buenos Aires prejudicará e poderá contaminar o Rio Itapecuru, que posteriormente poderá trazer prejuízos sérios e drásticos para a Cidade de São Luís”, disse.

Nesta terça-feira, a deputada Eliziane Gama e os deputados Penaldo Jorge e César Pires se reuniram na Sala das Comissões com uma comitiva de moradores de Rosário que pediram providências sobre a instalação do Centro. A população e as entidades já realizaram várias manifestações contra a instalação do depósito de lixo, como a ocorrida na ultima sexta-feira, dia 19, e começaram a recolher assinaturas contra instalação do Centro.

Eliziane disse que a situação é preocupante, pois é necessário realizar levantamento dos impactos e saber as reais condições sanitárias e prejuízos para a localidade. Por isto, a deputada encaminhou solicitação de audiência pública para tratar sobre a instalação do chamado Centro em referência para o tratamento de resíduos domésticos, industrial e de saúde. A audiência deverá ser realizada no próximo dia 07 de dezembro na Assembléia Legislativa e deve contar com a participação do Secretario de Meio Ambiente, prefeito do município e de representantes do Ministério Público Estadual, IBAMA, ONGs, entidades ligadas ao setor de Meio Ambiente e moradores de Rosário.

“As informações que temos referente à instalação dessa Central, são realmente preocupantes e não vamos permitir que situações como essas venham a prejudicar a cidade de Rosário. Espero que no próximo dia sete de dezembro, aqui nesta Casa, venhamos a ter uma audiência promissora, para esclarecer, e dar informações pertinentes para serem analisadas e termos o relatório para que a Secretaria de Meio Ambiente possa se posicionar e, portanto, tomar a decisão final que é a liberação, ou não, dessa autorização, o que eu espero que não aconteça.” afirmou.

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/25/lixao-de-rosario-sera-tema-de-audiencia-publica-138716.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br