Livros

Estes livros estão a venda na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas no Campus da UFMA.

Entre em contato: (98) 3272-8365

Este livro é uma coletânea que reúne estudos de diversos sujeitos protagonistas do movimento da educação do campo no Maranhão, em diferentes momentos e espaços, que na relação dialética entre educação e trabalho constroem uma práxis educativa imersa na realidade do campo maranhense. As autoras e autores são pesquisadoras, pesquisadores, professoras e professores universitários e da educação básica, estudantes de pós-graduação, camponeses e camponesas, que ousaram ocupar o latifúndio do saber e produzir conhecimento na perspectiva da classe trabalhadora do campo. Nesse processo vão constituindo um movimento político-pedagógico-epistemológico do e no campo.
O livro está estruturado em três partes, que expressam os pilares que dão fundamento político-epistemológico às lutas em torno do conceito-movimento da educação do campo: o campo, as políticas e as práticas pedagógicas.
Desse modo, a primeira parte do livro – O Campo da Educação do Campo no Maranhão – reúne três textos que apresentam configurações econômicas, sociais, geopolíticas e ambientais do território camponês em que se constroem, em processo de disputa, as políticas e as práticas de educação do campo no estado do Maranhão. A partir de dados estatísticos, informações contextuais e abordagens teóricas críticas, as autoras e os autores evidenciam como a expansão da moderna agricultura, comumente nomeada de agronegócio, em conjunto com os megaprojetos e grandes projetos de desenvolvimento têm se fixado no território camponês maranhense, acirrando a violência, a pobreza rural, a migração e o trabalho escravo contemporâneo. Por outro lado, apontam que o campo maranhense também é espaço de resistência de homens e mulheres que lutam por terra e por políticas públicas que possam garantir-lhes condições de vida dignas no campo. Assim, evidenciam, que o campo maranhense está atravessado pela luta de classes, em que dois projetos de campo, logo de sociedade, estão em disputa: de um lado, o campo do agronegócio, do latifúndio, das commodities; de outro, o campo de vida, da terra como bem comum e espaço da produção de alimentos, de cultura, de arte, educação, ciência e tecnologia a serviço da vida.
A segunda parte desta coletânea – Políticas Públicas de Educação do Campo no Maranhão – reúne estudos e reflexões sobre a ação do Estado na garantia do direito à educação aos povos do campo no Maranhão. Em perspectiva histórica e sociopolítica, as autoras lançam olhar para a relação Estado e Movimentos Sociais no processo de formulação e implementação de políticas públicas de educação do campo no Maranhão, evidenciando políticas implementadas nas últimas duas décadas no Estado, que articulam governos, universidades e movimentos sociais, em processos marcados por conflitos e contradições, avanços e retrocessos. Os textos evidenciam também como o caráter contra-hegemônico das políticas públicas de educação do campo ameaça e desestrutura os padrões da ação do Estado na oferta da educação, colocando-as como políticas permanentemente tensionadas.
A terceira parte da coletânea é voltada para as práticas pedagógicas nas escolas do campo, com ênfase para experiências que atravessam o processo educativo nas escolas do campo maranhense – as turmas multisseriadas e a Pedagogia da alternância. As autoras e os autores refletem sobre processos, desafios e possibilidades dessas práticas em contextos sociais, culturais e territoriais diversos, bem como identificam as contradições que permeiam a pedagogia do campo entre as práticas instituídas, as políticas propostas, o contexto e as nova práticas instituintes. Olham também para a resistência de professores que na contramão de políticas excludentes, segregadoras ou discriminatórias, inventam e reinventam suas práticas, apontando experiências prenhes de possibilidades de práticas educativas emancipatórias.
Deste modo, este livro interessa a todas e todos engajados(as), direta ou indiretamente, no movimento da educação do campo no Maranhão. De forma mais específica, será de grande importância para pesquisadores, professores, formuladores e implementadores de políticas públicas, de educação do campo, que podem aqui encontrar importantes referências históricas, políticas e pedagógicas para pensar e fazer a educação do campo.

Além da Secretaria do Programa de Políticas Públicas, esta obra também pode ser adquirida no Sebo do Arteiro e na Livraria AMEI no São Luís Shopping.

Este livro aborda as relações entre o modelo federativo e o financiamento da educação básica no Brasil, com foco para a assistência técnica e financeira da União aos entes federados subnacionais. O tema é abordado no contexto da dinâmica federativa que se desenvolveu no campo do financiamento da educação básica após a Constituição Federal de 1988, envolvendo um conjunto de arranjos redistributivos dos recursos vinculados à educação e novas formas de organização da assistência técnica e financeira da União, tendo em vista o alcance do padrão de qualidade e de maior equalização na oferta da educação básica, conforme prescreve a legislação nacional. A partir da abordagem teórica do federalismo, a autora operacionaliza conceitos e princípios para a análise das tensões que têm se manifestado nas duas últimas décadas entre os entes federados na assistência técnica e financeira da União para a oferta e manutenção da educação básica. Para tanto, a abordagem teórica do federalismo é associada às abordagens do campo da política educacional, em especial no campo do financiamento. Combinando análise de conteúdo e análise estatística, a obra analisa a ação de assistência técnica e financeira da União a partir de sua regulamentação e dos recursos transferidos aos entes federados subnacionais, tomando como referência o Custo Aluno Qualidade inicial, os mecanismos para promoção de equidade e os processos de coordenação federativa. Este livro pretende ser uma contribuição aos estudiosos, pesquisadores, formuladores e implementadores de políticas públicas de educação, apontando as tensões, limites e perspectivas do financiamento da educação básica no Brasil, tendo em vista os atuais arranjos político-administrativos da assistência técnica e financeira da União.

Aquisição também pode ser feita via Editora.

Resultado de pesquisas levadas a efeito pelo Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, o livro está estruturado em quatro partes enfocando grandes temas, com textos de autores brasileiros e estrangeiros.

Na primeira parte discute-se o declínio do império estadunidense; recupera-se o debate clássico de Trotsky sobre a teoria do desenvolvimento desigual e combinado e introduz-se, nesta discussão, o papel do Estado. Na segunda parte são apresentados três enfoques dos efeitos das políticas neoliberais: o governo, o mercado e a inserção da Amazônia no ciclo das commodities; o papel das organizações não governamentais de desenvolvimento que, ao focarem local, atuam como importante braço do imperialismo; e os efeitos dessa política nas cidades: o papel civilizatório da vida urbana se apresenta como tragédia.

Na parte seguinte, três textos tratam da difícil questão da universalização das políticas sociais. O primeiro deles trata dos impasses da universalização das políticas sociais para a América Latina. Nos outros textos são abordados, respectivamente, a educação subsumida à lógica do mercado e os desafios da universalização real do Sistema Único de Saúde. Por fim, a quarta parte nos brinda com dois artigos sobre as lutas de resistências. O primeiro deles enfoca a América Latina, vitórias e desafios das lutas sociais; o segundo, em retrospectiva histórica, retrata o ciclo das lutas operárias e populares e suas perspectivas.