27/07/2010 12:00 am

LIVRO QUE REÚNE PESQUISA DE ESTUDANTES É LANÇADO

Acontece, nesta quarta-feira (28), a partir das 17h, o lançamento do livro Equinox – novos olhares sobre a cidade, resultado do projeto Atelier de Criação Urbana Franco Brasileiro (Equinox), que proporciona intercâmbio entre alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e de Engenharia Urbana da Universidade de Paris-Est Marne-la-Vallée. O livro será ofertado aos presentes no lançamento, que acontece no Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, Rua da Estrela, 472, Centro

O Equinox, organizado por professores e pesquisadores franceses e brasileiros, é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Paris-est Marme-la-Vallée, com apoio da Univima, Aliança Francesa e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O livro é uma compilação da experiência vivida por estudantes e pesquisadores a partir dessa cooperação.

Na primeira edição do projeto, realizada em 2009, estudantes franceses visitaram o Maranhão, para, em parceria com os estudantes locais, apresentarem propostas de intervenção em duas áreas da capital maranhense: Centro Histórico e Sítio do Tamancão. O objetivo era pensar conjuntamente perspectivas de projetos urbanos para ajudar a transformar a realidade existente nesses locais como forma de promover o desenvolvimento sustentável.

Durante o lançamento do livro, também serão apresentados os projetos Equinox 2010: A cidade em 2030 – Conceitos, Programas e Projetos para Mont de Marsan, França, fruto da segunda edição do Equinox, durante a qual 47 estudantes de Arquitetura da Uema fizeram intercâmbio na cidade francesa de Mont-de-Marsan, no período de 24 de abril a 19 de maio este ano.

O Equinox faz parte dos eventos de comemoração do ano da França no Brasil, ocorrido em 2009. A Fapema apoiou a realização das duas edições do projeto, por meio do programa de Auxílios à Realização de Eventos.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=10871