2/03/2011 12:00 am

LIGA ÁRABE SE PREPARA PARA APROVAR RESOLUÇÃO QUE CONDENA INTERVENÇÃO NA LÍBIA

LIGA ÁRABE SE PREPARA PARA APROVAR RESOLUÇÃO QUE CONDENA INTERVENÇÃO NA LÍBIA

Da Agência Lusa

Brasília – A Liga Árabe deve aprovar hoje (2),  em reunião no Cairo, no Egito, resolução que rejeita uma eventual intervenção militar internacional na Líbia. A Liga Árabe é formada por 22 países. O secretário-geral adjunto do organismo, Ahmed Bin Heli, disse que a resolução apela ainda para que o governo líbio autorize o envio de ajuda humanitária e a formação de uma comissão de investigação. 

A iniciativa dos países árabes ocorre no momento que a comunidade internacional pressiona o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, a deixar o poder. Três navios militares norte-americanos se aproximam da costa líbia, numa demonstração de que a intervenção pode estar próxima. No entanto, Khdafi indica que não cederá.

“Estamos examinando os preparativos em que consideramos, por razões humanitárias e outras, que devem ser tomadas medidas [de intervenção militar na Líbia]”, disse a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Os governos dos Estados Unidos, dos países que integram a União Europeia (UE) e da Austrália  sugeriram a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia para evitar que Khadafi utilize meios aéreos contra manifestantes e rebeldes. 

Os militares dos Estados Unidos confirmam que o porta-aviões USS Kearsarge e os dois navios que o acompanham atravessaram o Canal de Suez, provenientes do Mar Vermelho. Uma vez no Mediterrâneo, o navio pode chegar à região de Tripoli, última zona ainda controlada por Khadafi. Com cerca de 800 fuzileiros, o Kearsarge pode garantir apoio a operações humanitárias e também militares.

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias;jsessionid=AD826FBD265397D15993BE10600F1D17?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3201283

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br