16/12/2010 12:00 am

LIGA ÁRABE: NEGOCIAÇÃO COM ISRAEL NÃO SERÁ RETOMADA SEM 'OFERTA SÉRIA'

LIGA ÁRABE: NEGOCIAÇÃO COM ISRAEL NÃO SERÁ RETOMADA SEM ‘OFERTA SÉRIA’

 France Presse

CAIRO, 15 dez 2010 (AFP) -Os palestinos não vão reiniciar as negociações de paz com Israel sem uma “oferta séria”, que garanta o fim do conflito, anunciou nesta quarta-feira a Liga Árabe, que apelará ao Conselho de Segurança da ONU para debater a questão da colonização israelense em território palestino.

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, informou que foram dadas “instruções com efeito imediato” aos embaixadores árabes na ONU para exigir uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a questão da colonização.

Estas iniciativas foram anunciadas após uma reunião dos países árabes realizada nesta quarta-feira no Cairo, na qual o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, esteve presente.

O comitê da Liga Árabe considerou que as conversações de paz entraram “num caminho ineficaz, pelo que decidiu não retomar as negociações”, segundo um comunicado lido pelo secretário-geral da organização.

Um “reinício das negociações está condicionado à apresentação de oferta séria que garanta o fim do conflito árabe-israelense”, acrescentou.

Abbas havia solicitado uma reunião de emergência do comitê da Liga Árabe com o fim de estudar o caminho a seguir após o fracasso dos Estados Unidos para obter de Israel uma moratória no processo de colonização da Cisjordânia ocupada, uma exigência dos palestinos para retomar as negociações.

A Liga Árabe também anunciou sua intenção de pedir ao Conselho de Segurança da ONU a aprovação de uma resolução que ordene o congelamento da colonização israelense.

 

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/liga-arabe-negociacao-com-israel-nao-sera-retomada-sem-oferta-seria.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br